14/06/2022

terça-feira

Postado as 16:46

< Voltar

Abertura do V Encontro Virtual do CONPEDI marca início das atividades do maior encontro da pesquisa e pós-graduação em direito no Brasil

Com a presença de autoridades educacionais, parceiros institucionais e diretores da entidade, foi realizado na manhã de hoje (14/06) a cerimônia que deu início aos trabalhos e atividades inseridas no V Encontro Virtual do CONPEDI.

O evento, que teve sua origem marcada pela necessidade de superar as adversidades impostas pela pandemia de COVID-19 chegou em sua quinta edição. Consolidando a modalidade virtual permanentemente na agenda oficial de atividades da entidade, oportunizando uma maior integração da pesquisa e da Pós-graduação nacional em Direito.

Durante as falas que marcaram a abertura, os convidados ressaltaram, que apesar do luto e das ausências do último período, o encontro desse ano reaviva a esperança de todos e a possibilidade de um retorno seguro das atividades acadêmicas presenciais promovidas pela entidade.

Orides Mezzaroba, presidente do CONPEDI, ressaltou a trajetória do evento e relembrou os desafios e o empenho da diretoria da entidade dedicada e comprometida em promover a todo o custo os recursos tecnológicos e humanos necessários para a realização das cinco edições do evento. Em suas palavras, “com os eventos virtuais incorporamos cada vez mais o entendimento de que as novas tecnologias são instrumentos imprescindíveis para a democratização, inclusão e produção do conhecimento”. Mezzaroba também entende que a experiência desenvolvida pelo CONPEDI, acumula um saldo positivo, especialmente no que diz respeito ao processo de disseminação do conhecimento e a integração dos mais variados programas de PPDGs espalhados pelo território nacional.

Na ocasião, o Coordenador do Comitê de Área do Direito da CAPES, professor Doutor Otávio Luiz Rodrigues Júnior, ressaltou o trabalho e o diálogo conjunto entre a área e o CONPEDI e relembrou o empenho para garantir um processo de avaliação de qualidade no quadriênio, além do compromisso da representação pela valorização da produção bibliográfica, de periódicos e anais de eventos. Também entre os presentes estiveram a Professora Doutora Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, Coordenadora adjunta de Programas Profissionais do Comitê de Área de Direito da CAPES.

A abertura também contou com o professor Doutor Vladmir Oliveira da Silveira, Coordenador do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que nessa ocasião representa a parceria institucional com a UFMS, assim como a presença da Professora Doutora Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini, Diretora Executiva do CONPEDI. E representando a Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito – FEPODI, o acadêmico, doutorando, Abner da Silva Jaques.

Na sequência da cerimônia o CONPEDI recebeu a instigante e provocadora palestra do acadêmico italiano Massimo Meccarelli. Autor de estudos sobre história do pensamento jurídico, história da justiça, direito e literatura, além de trabalhos historiográfico-metodológicos.

Durante o período da tarde foi dando início as apresentações de artigos que reúnem acadêmicos de todas as regiões do país. Atividade que faz do CONPEDI um rico espaço de socialização do conhecimento, abordando temas contemporâneos da pesquisa jurídica.

O V Encontro Virtual do CONPEDI terá uma extensa programação durante os próximos dias 15, 16, 17 e 18. Serão painéis, que abordarão as principais temáticas da pesquisa jurídica contemporânea com a presença de ilustres acadêmicos nacionais e do exterior, além de inúmeros Grupos de Trabalhos destinados para a apresentação de artigos e a comunicação acadêmica na modalidade de pôsteres, fazendo do encontro do CONPEDI um espaço rico de aprendizado, experiência e socialização do conhecimento.

Para saber mais sobre o V Encontro Virtual do CONPEDI, acesse agora o hotsite oficial e acompanhe as redes sociais da entidade (Facebook e Instagram) para saber tudo o que acontece.

Os interessados também pode assistir a cerimônia de abertura completa acessando o canal do CONPEDI no Youtube.