O AD Scientific Index, renomado sistema de classificação científica, divulgou sua lista anual dos 100 pesquisadores brasileiros mais influentes em Direito e Estudos Jurídicos no mundo e no Brasil. Este ranking é baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica, utilizando nove parâmetros distintos.

O AD Scientific Index difere de outros sistemas de avaliação, concentrando-se na análise do desempenho individual de cientistas, em vez de avaliações de periódicos e universidades. Desenvolvido em 2021, o índice utiliza os valores totais e os dados dos últimos seis anos do índice i10, índice H e pontuações de citações no Google Acadêmico.

As 11 disciplinas contempladas pelo AD Scientific Index incluem Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito/Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

Dentre os destacados pesquisadores brasileiros na categoria de Direito e Estudos Jurídicos, figuram personalidades renomadas que contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento jurídico. A lista é liderada por nomes como Celso Antônio Bandeira De Mello (PUC-SP), Lenio Luiz Streck (UNISINOS), Ingo Sarlet (PUCRS), Ivan Franca Junior (USP), Fredie Didier Jr. (UFBA), Andreia Patricia Gomes (UFV), José Eduardo Faria (USP), Maria Celina Bodin De Moraes (PUC-Rio), Michel Misse (UFRJ) e Carlos Ari Sundfeld (FGV).

Confira aqui a lista completa

A divulgação dessa lista não apenas reconhece a excelência desses pesquisadores no campo jurídico, mas também destaca a importância de suas contribuições para a sociedade em geral. Universidades e centros de pesquisa amplificam essa visibilidade, promovendo não apenas o reconhecimento no cenário científico global, mas também a valorização do papel desses acadêmicos nas áreas de pesquisa jurídica.

A lista completa dos pesquisadores destacados pode ser acessada diretamente no site do AD Scientific Index. Este reconhecimento reforça a relevância do trabalho desses profissionais e estimula o contínuo avanço e aprimoramento do campo jurídico no Brasil.